O Colóquio tem como objetivo proporcionar um debate introdutório sobre as relações entre o ensino, as teorias linguísticas/literárias adquiridas nas aulas de graduação e sua prática na sala de aula. Frequentemente, estudantes dos cursos de Letras questionam por que, no currículo dessa licenciatura, há tantas disciplinas ligadas às correntes de abordagem linguística se uma boa parte do papel do professor de língua portuguesa, na sala de aula, está ligado a atividades de leitura, transmissão de regras ortográfico-gramaticais, preparo de seus alunos para elaborar redações, entre outras. Desse questionamento, surgiu a ideia de organizarmos um Colóquio de modo a discutir de forma introdutória essa problemática.
A proposta desse Colóquio se justifica na medida em que busca ser um ponto de partida para reflexões acerca da relação existente entre as teorias linguísticas e o ensino de língua portuguesa nas diversas séries dos níveis Fundamental e Médio, bem como introduzir discussões no meio acadêmico acerca de uma melhor forma de tornar o ensino de língua mais dinâmico e participativo.
O I Colóquio ocorreu em junho de 2014, teve vários debatedores/palestrantes, ligados as pesquisas desenvolvidas pela professora Vivian Meira de Oliveira e que culminaram com a publicação do Livro Teorias linguísticas e aulas de português, pela Editora da UNEB (EDUNEB) e FAPESB. O II Colóquio ocorrerá em julho de 2016, haverá palestras, minicursos e um espaço aberto para apresentação de trabalhos de alunos e diversos outros participantes. Neste Colóquio será lançado o livro Teorias Linguísticas e Aulas de Português, organizado pelos professores Vivian Meira e Lucas Campos.
Para mais informações, fique atento ao blog e também à nossa página no Facebook! Novidades em breve!

0 comentários:
Postar um comentário